Hospital São Lucas

A instituição iniciou suas atividades em Santos, em 1953, como hospital ortopédico e atendimento 24h.
Instituição

Hospital São Lucas

Ficha Técnica
Nomes:
Hospital São Lucas
Instituto Ortopédico São Lucas

Fundação: 18 de outubro de 1953
Fundadores: Arcy Rodrigues Martins, Dráusio Canellas, Flávio Camargo
Filiação ao SINDHOSP: 8 de maio de 1971
Categoria: Hospital Geral e Maternidade
Natureza: Lucrativa

Endereço:
Av. Ana Costa, 168 – Vila Mathias
Santos – SP, 11060-001

Sr. e Sra. Ribeiro Gomes (patrono da Maternidade São Lucas), Rosa Martins, Dora Camargo e Zizi Canellas na inauguração da Maternidade, em 1983

Histórico

Os ortopedistas Arcy Rodrigues Martins, Dráusio Canellas e Flávio Camargo pensaram o Hospital como num trabalho em equipe e na divisão de tarefas 24 horas por dia. Mais tarde, Décio Martins seria o quarto nome da sociedade. O nome São Lucas foi uma homenagem ao apóstolo que simbolizava a missão de curar. Com o capital reunido pelos sócios, contrato social e providências tomadas, restava escolher o espaço, que não deveria ter barreiras arquitetônicas que impedissem a locomoção e o acesso dos pacientes. Nessa época não foi possível adquirir um imóvel, mas alugaram uma casa no Gonzaga, em Santos, na Avenida Ana Costa, 430.

O casarão majestoso e amplo (hoje abriga uma parte dos atendimentos da Unimed de Santos), localizado na Cinelândia e futuro centro comercial, era o ideal para iniciar o serviço diferenciado com atendimento de consultório 24 horas por dia e rodízio de equipe, permitindo o agendamento do descanso dos profissionais.

O que aparentemente poderia ser um grande problema foi resolvido com simplicidade: a enfermaria e os quartos ficavam no segundo andar, como fazer para facilitar o acesso aos pacientes? Um elevador seria um investimento caro e inviável. José Martins, na época diretor-executivo da Companhia Docas de Santos, conversou com engenheiros mecânicos da empresa e logo veio a solução: uma cadeira, tipo monta-carga, misto de elevador e escada rolante, que subia via cremalheira com o paciente protegido pelos cintos de segurança. Planta baixa no papel, 15 leitos, centro cirúrgico, sala de recuperação, enfermarias, consultórios, raios X, sala de espera, central de material, cozinha e serviço, completos para o funcionamento.

Arcy Rodrigues Martins pensou o slogan: “Instituto Ortopédico São Lucas – Pronto-Socorro de Acidentes e Fraturas – Aberto 24 horas por dia”. Sem saber, Arcy e seus sócios criaram o piloto do que mais de três décadas depois seria chamado de “Day Clinic” ou “Day Hospital”, produzido por administradores hospitalares modernos para agilizar ações e baratear custos, diminuindo a hospitalização. Em 10 de fevereiro de 1979, foram inauguradas as obras de expansão do Hospital São Lucas, já na avenida Ana Costa, 168, onde foi comprada a casa de Antônio Castro Rios. Em 2 de outubro de 1983, o São Lucas inaugurou o pronto-socorro de Cirurgia Plástica e, em 28 de outubro do mesmo ano, a maternidade. Em 26 de julho de 1984, inaugurou-se o pronto-socorro para a Clínica Geral e Cirurgia. Em 28 de agosto de 1986, foi inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva.

Atualmente, um dos administradores do hospital é o ex-jogador de futebol Sérgio Paes de Melo, que atuou na Portuguesa Santista e no Palmeiras. Sérgio é Advogado, Jornalista e Administrador Hospitalar formado pela São Camilo. Casado com a filha de um dos fundadores do Instituto Ortopédico, o médico Arcy Rodrigues Martins, Sérgio assumiu a direção do São Lucas em 1974, atuando desde então com seu sócio o médico Marco Antonio Antun Martins.

Um fato curioso na história do hospital é o de um milagre que teria acontecido com um paciente com câncer, internado na instituição. Após a visita de um padre da Paróquia de São Vicente, que trazia consigo pílulas da Madre Teresa de Calcultá, o paciente teria se curado. O caso é um dos milagres arrolados no processo de santificação da Madre.

Jornal “A Tribuna”, de 1953, com noticia sobre o Instituto Ortopédico São Lucas

O Bispo Diocesano Dom Odilio José Soares abençoou as novas instalações do Instituto Ortopédico São Lucas, em 1961

Sala de obstetrícia da Maternidade do Hospital São Lucas, em 1983

Fotos: Acervo Hospital São Lucas

Acervo Histórico

O hospital possui acervo fotográfico sobre sua trajetória, acervo documental como livros-diários, de 1953 e 1966, e recortes de jornais. Como acervo museológico, preservam-se alguns aparelhos hospitalares e uma ambulância antiga. O material pode ser conhecido mediante contato prévio com a direção.

Ford Furglaine utilizado como ambulância do Hospital São Lucas

Ford Furglaine, utilizado como ambulância do Hospital São Lucas

Livros diário do Instituto Ortopédico São Lucas ,de 1953 a 1966

Fotos: Acervo Hospital São Lucas

Referências Bibliográficas

MARTINS, Marco Antônio Antun. Nosso São Lucas: 50 anos de história. Santos: M.A.A. Martins, 2003.

Galeria de Imagens

Hospital São Lucas

Fotos: Acervo Hospital São Lucas

Instituições

 

ATHUS – Associação de Atenção Humanitária à Saúde

Hospital Edmundo Vasconcelos

Hospital Samaritano de São Paulo

Hospital Santa Catarina

Hospital Santa Paula

Hospital Santa Rita

Hospital Santa Virgínia

Hospital São Lucas

Hospital Vera Cruz

Instituto Paulista

Laboratório Fleury

Laboratório Leão de Moura

Maternidade de São Paulo

Policlin

Sanatório Jabaquara

Redes Sociais

      

      

Informações e local

ENDEREÇO
Rua 24 de Maio, 208 - 9º e 13º andares
República - São Paulo - SP

E-MAIL
contato@memoriasaude.org.br