ATHUS – Associação de Atenção Humanitária à Saúde

Desde 2011 a ATHUS oferece assistência às pessoas com transtornos psíquicos, emocionais e neurológicos na cidade de Sorocaba.

Instituição

ATHUS – Associação de Atenção Humanitária à Saúde

Ficha Técnica

Nome:
Associação de Atenção Humanitária à Saúde – ATHUS

Fundação: 10 de outubro de 2008
Fundadores: 44 associados (ver lista abaixo)
Filiação ao SINDHOSP: 13 de abril de 2009
Categoria: Assistência às pessoas com transtornos psíquicos, emocionais e neurológicos
Natureza: Direito privado sem fins lucrativos

Endereço:
Avenida Pereira da Silva, 928, sala 4, Jardim Santa Rosália, Sorocaba – SP

As cinco primeiras moradoras das residências terapêuticas da ATHUS. Acervo ATHUS, 2010

Histórico

A Associação de Atenção Humanitária à Saúde é uma associação jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 2008, com a união de 44 associados.

Tem como principais propósitos prestar assistência às pessoas com transtornos psíquicos, emocionais e neurológicos e, ainda, procurar mudanças na forma como são vistas pela sociedade, contribuindo, desse modo, para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A Associação, dentre os seus projetos de atuação, implantou as Residências Terapêuticas (RTs). Esse projeto é baseado na Legislação Federal, que propõe a criação de Serviços Residenciais Terapêuticos, de acordo com a Portaria GM n° 106, de 11 de fevereiro de 2000, que rege sobre a “[…] necessidade de reestruturação do modelo de atenção ao portador de transtornos mentais […]”, ademais a “[…] de garantir uma assistência integral […]”, assim como também a “[…] necessidade de humanização […]” e, por fim, uma “[…] melhoria de qualidade da assistência […]”.

O projeto de implantação das Residências Terapêuticas foi baseado em proposta de apoio ao Governo Estadual para a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência nos Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo.

Em 8 de março de 2009, a Associação, em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba, conseguiu a aprovação do Projeto das Residências Terapêuticas. Posteriormente, dando encaminhamento a esse trabalho, foi protocolado, em 12 de agosto de 2009, junto à Divisão Regional de Saúde da Região de Sorocaba (DRS – 16), uma proposta à Secretaria Estadual de Saúde de incentivo financeiro para a implantação do projeto. Em 21 de agosto de 2009, em reunião em Brasília (DF), junto a representantes da Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, a ATHUS defendeu o seu incentivo financeiro.  Em 22 de setembro de 2009, foi realizado, pelo Ministério da Saúde, o crédito à Prefeitura Municipal de Sorocaba, da verba de implantação de cinco Residências Terapêuticas.

Dando sequência, em janeiro de 2010, foram alugadas quatro casas em um condomínio no bairro Wanell Ville e, em 24 de fevereiro de 2010, efetivou-se o contrato com a Prefeitura para implantação dessas quatro Residências Terapêuticas.

Em maio de 2010, chegaram as primeiras moradoras dessas residências terapêuticas transferidas do Hospital Mental Medicina Especializada Ltda.

Nessas residências as moradoras são incentivadas a desenvolverem iniciativas que facilitem a reinserção social, tais como a capacidade de dialogar, a percepção das necessidades dos outros, aprender a lidar com as frustrações e a aceitar os limites próprios ao dia a dia de qualquer cidadão, de modo que possam vir a se tornar, futuramente, agentes de si.

Considerando os resultados exitosos obtidos nesses anos iniciais a Associação, dando continuidade aos seus ideais conseguiu viabilizar em fevereiro de 2017, três Residências Terapêuticas na cidade de Itapetininga, com 30 moradores, em agosto de 2017, mais uma no município de Guareí e, fevereiro de 2018, mais 14 no município de Sorocaba e finalmente em março de 2018, uma no município de Salto. No total temos 21 Residências Terapêuticas do Tipo II, ou seja, com cuidadores 24 horas, atendendo a 210 moradores com transtornos psiquiátricos.

Fundadores: João Cardozo Curto (aposentado); Salete Maria Pedrozo (Auxiliar de Enfermagem); Floripes Gomes Cardozo Curto, Jacqueline Araújo da Silva Oliveira, Maria Aparecida Acosta, Maria Célia Lopes Antunes (Assistentes Sociais); José William Leite Oliveira (Cirurgião Dentista); Fabio Nascimento Gomes e Maria de Lourdes Gomes Kanashiro (Comerciantes); Cíntia dos Reis Mastrocola, Débora de Oliveira Souza, Roderlei de Jesus Bisam, Ronaldo Zalla Domingues (Contadores);  Luciano Henrique dos Santos, Márcia Maria Gomes de Almeida Barros, Sidney Raymundo, Simone Mastrocola, Valdo Luiz de Almeida Barros, Washington Luiz de Barros (Comerciantes); Karina Seragioli Figueiro Miguel, Maria José Mitiko Nogami (Comerciantes); Celso Peres Fattori (Comerciantes); Amanda Carolina Bataglini Zalla Domingues, Cecília Beatriz Bataglini Zalla Domingues, Giovana Gabriela Bataglini Zalla Domingues, Luiz Henrique de Andrade e Melo, Mariana Peres Fattori (Estudantes Universitários); Carolina Condotta Bakaukas (Estudantes Universitários); José Luiz Condotta, José Luiz Rodrigues Branco, Luiz Carlos Ataide, Nadia Vieira Moreira, Robson Aguiar de Oliveira (Médicos); Maria José Oliveira, Vitor Paulo de Oliveira Souza (Professores); Jéssica Ribeiro Chaves (Professora de Educação Física); Paulo Vitor Antunes (Professor de Equitação); Celso Ap. Fattori Junior, Marisa Peres Fattori, Nicéa Pires de Lemos (Psicólogos); Sonia Regina Moreno Raymundo (Secretária); Cassiano Cezar Saviolo, Daniela Carvalho Vieira, Denise Bernal Estaregui Bisam (Terapeutas Ocupacionais).

Acervo Histórico e Artístico

A instituição não possui um tratamento específico para o seu acervo arquivístico e não possui acervo bibliográficos e museológicos.

Referências Bibliográficas

MARTINS, Marcos Francisco (org.). História dos movimentos sociais da região de Sorocaba: origens, conquistas e desafios. Holambra, SP: Editora Setembro, 2012.

Galeria de Imagens

ATHUS – Associação de
Atenção Humanitária à Saúde

Fotos: Acervo ATHUS

Instituições

 

ATHUS – Associação de Atenção Humanitária à Saúde

Hospital Edmundo Vasconcelos

Hospital Samaritano de São Paulo

Hospital Santa Catarina

Hospital Santa Paula

Hospital Santa Rita

Hospital Santa Virgínia

Hospital São Lucas

Hospital Vera Cruz

Instituto Paulista

Laboratório Fleury

Laboratório Leão de Moura

Maternidade de São Paulo

Policlin

Sanatório Jabaquara

Redes Sociais

      

      

Informações e local

ENDEREÇO
Rua 24 de Maio, 208 - 9º e 13º andares
República - São Paulo - SP

E-MAIL
contato@memoriasaude.org.br