Viver para contar
Lembrar e recontar histórias é, acima de tudo, um ato de cidadania. Ao preservar o passado, aprendemos com ele e nos reconectamos com quem somos, porque sabemos quem foram os que nos precederam. Seja bem-vindo e nos ajude a preservar a memória da saúde.
O primeiro objetivo era recontar a história de uma das entidades patronais mais antigas e atuantes do país, cuja criação remonta ao início do século 20, num contexto de efervescência que traria, logo após, inúmeras conquistas de direitos.
A trajetória do Sindicato e sua importância para transformações profundas do setor, no entanto, levaram à ampliação do projeto, extrapolando o seu alcance para a história da saúde no Estado de São Paulo, pública e privada, e de seus protagonistas: os estabelecimentos de serviços de saúde, e as pessoas que nele se firmaram, cresceram e floresceram.
Como símbolo, foi eleita a imagem de uma árvore estilizada, sem folhas, cujos troncos relembram a figura humana. Uma árvore sem folhas não representa que ela está fraca ou doente. Ao contrário: a perda de folhas é uma estratégia de sobrevivência em algumas estações do ano, em decorrência da variação de temperatura, fazendo com que ela se mantenha viva e hidratada.
A árvore resiste a cada uma das estações da natureza. Quando suas folhas caem, anunciam a transformação e o renascimento. Resiste ao frio e à chuva, representando perseverança e esperança. A plenitude chega com o desabrochar das flores e frutos. E assim se repete, ano a ano, o ciclo perfeito da vida.
Desta forma, respeitando este ciclo e se renovando a cada dia, queremos convidá-lo a conhecer a nossa história, a sua história e a história de todos nós.

Rembrandt van Rijn. The Anatomy Lesson of Dr Nicolaes Tulp, 1632. Acervo Mauritshui – Haia Holanda
Imigração e Saúde
“… impelidos pelo destino e algo de outro…” Lasar Segall
Imigração e Saúde
A travessia
Lasar Segall e o
retrato da viagem
O tempo suspenso
Emigração: expressão de liberdade de movimento pode ser também fruto da escassez
A decisão de emigrar
A doença nos navios
Proteção dos Portos
Instituições Participantes
Entrevistas
Presidente em exercício do SINDHOSP
Presidente licenciado do Sindhosp
Presidente do IEPAS
CEO FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS
Diretor do Hospital Vera Cruz e do SINDHOSP
Superintendente do Hospital Edmundo Vasconcelos